sejam bem vindos!a este cantinho...

sejam bem vindos!a este cantinho...

domingo, 28 de março de 2010

Eu sou eu, você é você, mas juntos somos melhores

amigos
Há uma diferença grande entre ler um texto e vivê-lo. As palavras têm o poder de mudar nossa vida. E quando a palavra se encarna, revira-nos por dentro. Bem disse Adélia Prado: “Quem entender a linguagem entende Deus cujo Filho é o Verbo.” Cristo é chamado na teologia de “Lógos”= palavra. Ele é a Palavra que se encarnou. Eu vivo na busca dessa Palavra capaz de mexer com a estrutura da minha vida.
Sou amigo das palavras, gosto de conversar com os verbos, escrevo música, poesia; minha vida é um livro. A cada dia eu recebo uma folha em branco do Criador. Sou escritor. Você também é. Que livro estamos escrevendo? As páginas da nossa vida serão bem escritas se formos amigos daquele cujo Filho é o Verbo! Daquele que corrige os erros de conjugação nos tempos verbais da vida. Confundimos passado, presente e futuro, mas Ele nos vê inteiros, conhece-nos mais do que nós mesmos, como disse Santo Agostinho.
Eu preciso de amigos. Amigos de carne e osso.Eles são imagens de Deus, presentes do céu!Se for amigo do Verbo que é Cristo, melhor, pois só assim saberei escrever minha vida!
Quero amigos que me mostrem quando, na pauta da vida, eu perdi a rima, a harmonia, a métrica! Eu sonho, rezo, calo e espero, de uma maneira muito minha, ouvir da boca do próprio Deus o tão sonhado: “AMIGO! Vem… Eu lhe preparei um lugar!”
“Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (Jo 15,14) Para Jesus, ser amigo é querer o que o outro quer e rejeitar aquilo que o outro rejeita. Como diz o provérbio latino: “Idem velle idem nolle”. Eu não me anulo, mas vivo a alegria de partilhar as mesmas aspirações naturalmente. Martin Buber, um filósofo que muito contribuiu para os estudos de relacionamentos “EU-TU”, diz que a inter-relação supõe diálogo, encontro e responsabilidade. Eu sou eu, você é você, mas juntos somos melhores. Da nossa amizade nasce uma espécie de terceira pessoa. Sozinhos, somos únicos, mas para este terceiro nascer, precisamos estar juntos.
O que nasce das suas amizades?
Esse “terceiro” é harmonia, paz, alegria e esperança, ou é guerra, desespero e briga? Gestamos vícios ou virtudes…Tudo depende da maneira como agimos e dos amigos que escolhemos! Quando leio os livros de Viktor Frankl, criador da logoterapia, as cenas ganham vida. Ele viveu durante anos dentro de um campo de concentração, e foi lá que desenvolveu sua teoria. Olhando as pessoas que caminhavam, ele percebeu que cada passo poderia ser um passo de esperança e vida ou de desespero e morte.
Escolher! Sim, a liberdade de escolha está dentro do ser humano e esse é um tesouro dado por Deus que não pode ser roubado por ninguém! Para não perder o sentido da vida, ele diz que é preciso viver os valores de criação (trabalhar, sonhar, realizar), valores de vivência (ter amigos/amores) e valores de atitude (diante do sofrimento é preciso se posicionar!).
Amizade é escolha.Bons amigos que encham sua vida de sentido.É o que lhe desejo!

Diego Fernandes

Nenhum comentário: